Técnica No/Low poo - eu faço!

18:52 Moni 0 Comments


Hoje eu vou falar de uma técnica que deu muito certo no meu cabelo logo quando virei natural. Na verdade, são duas técnicas, o No poo e o Low poo, que vão hidratar e definir mais cabelos cacheados/crespos/afros que sofrem com ressecamento gerado pelos shampoos. Você pode escolher entre as duas, ou fazer as duas, porém eu escolhi fazer o low poo.

Definindo Low Poo
Low poo significa, pouco shampoo, low (pouco, escasso) e poo (shampoo). Como assim pouco shampoo? Os shampoos comuns contém uma substância chamada lauril sulfato de sódio, o famoso sulfato, esse componente age como um detergente, limpando demasiadamente os fios, limpando dos resíduos, poeira, poluição, mas por um lado faz com que a oleosidade natural do cabelo seja perdida. Para quem tem cabelo crespo, sabe que nosso cabelo é naturalmente ressecado e perder essa oleosidade é prejudicial. Visando isso, algumas empresas fabricam shampoos sem este componente, os shampoos sem sulfato, a primeira parte a se saber da técnica é essa, mas não fique pensando que é só isso, leia o post até o fim.

Breve explicação de No Poo
O No Poo é um pouco mais radical por ser um técnica baseada na extinção total do shampoo da sua rotina capilar. Farei uma afirmação que para alguns soará estranha: LIMPA-SE O CABELO COM CONDICIONADOR. Muitos devem estar confusos, porque toda a vida foram enganados por pessoas que diziam que condicionador é apenas pra selar, finalizar a lavagem. Pois bem, condicionadores silicone free são ótimos limpadores e hidratantes ao mesmo tempo, mas só os silicone free.
Segue tabela com os produtos liberados para a técnica aqui. Quem faz o Low Poo não pode usar produtos com petrolatum, paraffinum liquidum, vaselin, mineral oil, ou seja, derivados do petróleo. E quem faz No Poo não pode usar silicones e nem derivados do petróleo. Embora existam alguns produtos muito bons com esses componentes.

Algumas ressalvas... Os derivados do petróleo são componentes muito baratos para a indústria cosmética e por isso seu uso é frequente, nunca foi comprovado que fizessem mal a saúde, porém fazem mal a saúde dos fios porque não tratam do cabelo de verdade, apenas proporcionam efeito de maquiagem. Porém, pode-se usar antirresíduos que fica tudo certo. Contudo, o shampoo antirresíduos é bem mais agressivo que o shampoo comum e pode acarretar mais ressecamento em cabelos muito ressecados e danificados.



Veja também:

0 comentários:

Deixe o seu blog para que eu possa conhecê-lo! Obrigada pela visita *-*