Yay, primeiro post!

11:54 Moni 6 Comments





Saudações, pessoal! O primeiro post no blog e o assunto vai ser transição capilar. Eu passei por esse processo e vou explicar melhor pra vocês como se dá essa tal transição, que é nada mais nada menos do que deixar de usar químicas e voltar ao cabelo natural.

O primeiro passo é ter certeza do que quer, porque você vai ter que ser forte pra aguentar a raiz enorme e o comprimento ralo e sem volume, isso é claro pra quem tinha o cabelo alisado, pra quem tem cachos ainda - mesmo usando química - deve ser bem mais fácil passar pela transição.

O segundo passo é ter na mente que você não vai dormir alisada e acordar cacheada, o processo pode ser lento ou não, depende muito de você, querer cortar logo a parte alisada ou seguir com as duas texturas, a raiz crescendo linda e cacheada e o comprimento esticado. Muitas meninas corajosas raspam logo todo cabelo e começam do zero literalmente, mas se você não quiser fazer isso não tem problema, como eu já falei antes. No meu caso, eu esperei 8 meses para fazer fazer o big chop (bc)  - cortar toda a parte alisada - e depois foi só alegria.


Foto retirada do google. Solange Knowles, irmã da Beyoncé, big chopada em 2009.


Não vou mentir pra vocês dizendo que foi fácil, pra acostumar com o cabelo com 6 dedos de comprimento deu muito trabalho, eu nunca tive cabelo curto, pra sair do salão foi bem complicado, fiquei com medo de ser julgada na rua e etc. Mas com o cronograma capilar e os cuidados que eu já tinha antes de cortar deu tudo certo.

Nos primeiros dias não sei o que acontece mas o cabelo fica super ressecado e sem definição, você precisa ter muita paciência pra aguentar essa fase, claro que isso não acontece com todas, depende muito do tipo do cabelo.

Farei um ano de big chop em 16/04/2014, e meu cabelo cresceu demais em 10 meses, vocês não tem noção, meu cabelo já tá no pescoço, e eu to mega feliz com os meus cachos. Todo mundo elogia, quer saber o que eu faço nele, como eu faço isso e aquilo, é gratificante cuidar dele e ver ele ''respondendo'' aos cuidados. Adotei a técnica low poo, que é maravilhosa para cabelos ressecados como os meus e a cada dia ele fica mais lindo.

Vou deixar algumas fotos de pessoas antes e depois do big chop para inspirar a todas.


Fotos retiradas do site pinterest.com

Essa fase de transição é cheia de incertezas, insegurança, medo, tem gente que até se sente mal ao ver a raiz crescendo volumosa, ou até mesmo se assusta com o seu cabelo natural, talvez por que alisassem os cabelos desde cedo e não lembram do seu cabelo natural. Vídeos motivacionais são ótimos para quem está prestes a fazer o big chop pois nos dá segurança de encarar essa fase, fotos de quem já passou por essa fase nos ajuda bastante também. E claro, quem não quer fazer logo o big chop pois não se sentir bem, pode recorrer as texturizações, onde tentamos igualar a parte alisada à raiz natural do cabelo, texturizações podem ser: twists, coques, tranças, é só dá uma olhada no youtube que encontramos vídeos explicativos. Outra forma de encontrar pessoas em transição também pode ser nos grupos e páginas do facebook. Exemplos de grupos são: cacheadas em transição, amigas cacheadas e etc. E páginas: meninas black power, meninas de cabelos crespos e etc. Não tenham medo de correr atrás de seus sonhos, porque no final é compensador, pode ter certeza. 

Beijos!





Veja também: