Extratos vegetais: O que eles podem fazer?

11:50 Moni 2 Comments

Oi, tudo bem? 

Você já ouviu falar nos extratos vegetais? Não? Então vem comigo. Bom, os extratos vegetais ou extratos glicólicos são o destinados à indústria cosmética, sendo utilizados em formulações de cosméticos, como xampus, loções, sabonetes e cremes em geral. 

Muitas meninas usam esses extratos como aditivos em suas máscaras capilares, xampus, condicionadores ou cremes de pentear. Contém grande concentração de ativos, por isso são tão usadas tanto nos cabelos quanto na pele, são obtidos através de um processo que mantém as propriedades das frutas, vegetais e ervas que foram extraídos. Existem vários tipos de extrato e cada um com a sua função, como por exemplo, o extrato de aloe vera, com seu alto poder hidratante, cicatrizante, amaciante e entre outras propriedades.

Ao se comprar um extrato é importante saber qual a função dele e o efeito que se espera. Nos cabelos, eu adiciono nas máscaras da etapa de hidratação do cronograma capilar, devido ao alto poder de hidratação que agregam, deixam a máscara mais potente, digamos assim. Mas também muita gente usa o extrato de jaborandi, por exemplo, no shampoo ou o extrato de aloe vera no condicionador. Como na nutrição adicionamos óleos e manteigas nas máscaras, na hidratação são os extratos que vão nos proporcionar maior efeito na hidratação. Muitos produtos que compramos contém vários extratos em sua composição, se pararmos para observar. 

Alguns extratos e funções são:

Extrato de Aloe vera - Umectante, emoliente, anti-inflamatório, calmante, regenerador de tecidos, anticaspa e antiqueda dos cabelos, cicatrizante em pequenas queimaduras. É usado em desodorantes, removedor de maquiagem, fortalecedor do couro cabeludo e no tratamento de alopécia seborreica. Indicado para pele e cabelo secos.

Extrato de Algas marinhas - Amaciante, emoliente, suavizante. Recomendado para produtos revitalizantes, tratamento anti-rugas, em produtos hidratantes e no tratamento da celulite.

Extrato de Alecrim - No couro cabeludo, estimula a circulação e o crescimento capilar. Tem ainda ação anticaspa, previne a queda e proporciona brilho aos cabelos.

Extrato de Aveia - Revitalizante, nutritivo (aminoácidos e vitaminas), hidratante, suavizante, amaciante de tecidos cutâneos, condicionador e restaurador de cabelos.

Extrato de Gérmen do trigo - Suavizante, hidratante, condicionador, restaurador, emoliente. Indicado em formulações para o tratamento de peles sensíveis, desidratadas e no combate ao envelhecimento.


Extrato de Henna - Colorante, estimulante e restaurador capilar, hidratante e condicionador.
Indicado em formulações capilares para cabelos secos, descoloridos, quebradiços e com pontas partidas.

Existem muitos e muitos tipos, tem aqueles que são extraídos de frutas como extrato de melancia, morango, maçã, maracujá, laranja e etc.

Eu possuo os extratos vegetais de Aloe vera e Algas marinhas queria experimentar e saber como eles são para depois comprar outros tipos, mas pretendo comprar o de Henna e o de Aveia. Nunca utilize-o puro por que são altamente fortes e rico em ativos. Pode-se até diluir em água, e usar num borrifador para o day after, por exemplo. No meu caso, adiciono uma tampinha de extrato na quantidade de máscara que vou usar, é importante que não se use muito, o indicado é usar até 10% então creio que uma tampinha já é suficiente. 

Onde comprar: Em sites que vendem aditivos cosméticos e essências, ou até mesmo lojas físicas. 


Para as meninas que moram em Salvador, eu comprei no térreo do Shopping Iguatemi, e também comprei uns óleos vegetais maravilhosos por lá também! Vou falar dos óleos em outro post. 
Beijos!



Veja também:

2 comentários:

  1. Você indica alguma loja online para a compra desses produtos? Quero muito comprar e nunca acho site confiável nem em loja física ):

    http://blogcoisasdevih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure na sua cidade alguma loja de essência, essas lojas tem óleos vegetais e extratos vegetais, eu nunca comprei na internet os extratos vegetais mas tem alguns sites como engenharia das essências e mix essências, só conheço de indicações que vi na internet mas nunca comprei neles não, comprei em loja física.

      Excluir

Deixe o seu blog para que eu possa conhecê-lo! Obrigada pela visita *-*