Qual é o seu tipo de cabelo? + Dicas e muitas dicas (...)

08:00 Moni 0 Comments

Você sabe qual o seu tipo de cabelo? Não falo em relação a cacheado, crespo, liso ou afro, falo mais especificamente porque existe uma classificação com números e letras, você conhece?


Nós, cacheadas, quando entramos em algum grupo de transição capilar ou de cacheadas, sempre se deparamos com o dilema de descobrir nosso tipo de cabelo, para cuidar da maneira certa de cada um. Então, algumas já conhecem essas tabelas que mostrarei nesse post, porém, algumas não conhecem e creio que vão gostar dessa classificação.


Todos tipos de cabelos, tem sua classificação, não somente os cacheados ou crespos. Você precisa descobrir o tipo do seu cabelo virgem, pois a química alisante/relaxante transforma a estrutura real dos cabelos.

Os lisos são o tipo 1;  Os ondulados são o tipo 2; Os cacheados são o tipo 3; Os crespos são o tipo 4;

Essa tabela está toda em inglês e indicando vários produtos importados, MAS, eu só coloquei-a no post para que vocês possam reconhecer melhor o tipo de cabelo de vocês, porque ela é mais explicativa do que a outra.


As tabelas apenas são para efeito de ilustração a fim de que vocês classifiquem o seu tipo de cabelo. O meu tipo é 3c e tenho algumas mechas tipo 4a. Pode ser que algumas meninas sintam dificuldade de classificar, algumas tem muitos tipos diferentes no mesmo cabelo, talvez seja este o motivo de não conseguirem classificar direito o tipo.

O ideal dessas tabelas também é que você pode encontrar canais/blogs de meninas com o mesmo tipo de cabelo que o seu, você pode seguir as dicas delas porque vocês têm o mesmo tipo de cabelo!

Os tipos 3 e 4 são os que precisam de mais cuidado, porque eles ressecam com muita facilidade, são frágeis e amam óleos! O importante é seguir um cronograma capilar ou rotina de cuidados, ou ainda abolir o uso de shampoo com sulfato (o que mais teve efeito para mim).

Use máscaras mais emolientes, hidratantes e nutritivas, além de usar um bom finalizador, que depende do seu fio, se for grosso, fino, poroso, ressecado.

Tenha sempre óleo vegetal puro na sua casa, ele servirá para pentear, umectar antes de lavar, misturar na máscara ou simplesmente no day after.

Gel também é uma boa opção para meninas que querem mais definição e mais day after (dias seguintes sem precisar pentear o cabelo novamente), os geis precisam ser sem alcool, porém existem uma infinidade de geis caseiros, como o gel de aveia, de linhaça, de cmc ou de gelatina.

Particularmente, meu cabelo não gosta muito de gel, e eu também não gosto do efeito durinho que eles dão quando o cabelo seca.

Espero que vocês sigam as dicas desse post, porque eu tentei reunir tudo que eu já aprendi cuidando meu cabelinho. Beijos e até o próximo post ❤❤



Veja também: