| Especial: 1 ano de Big Chop - 1 ano de cabelo natural | Por Mônica Manuela

10:03 Moni 14 Comments

Esse post representa muito para mim, porque eu vou poder dividir a maneira como eu passei pela transição capilar, além do que, esse primeiro ano do meu black foi um ano de inúmeras descobertas. Dia 16 de abril do ano passado, tomei a iniciativa de assumir de vez, o meu cabelo como Deus o fez.

1 dia depois de ter cortado o cabelo!

Quando mergulhei na transição, confesso que foi devido ao estado meu cabelo, estava alisado mas sem vida, caindo e quebrando ao mesmo, nada que eu fazia resolvia, então, me vi na obrigação de largar a química. Como muitas, eu nem sabia o que era transição capilar. Mas, num belo dia, navegando pelo grupo Cronograma Capilar do facebook, vi algumas pessoas comentando sobre o grupo Cacheadas em transição, então cliquei logo no link e pedi para participar do grupo, louca de curiosidade para saber o que me aguardava. Creio que tinha mais ou menos uns 3 meses sem passar química quando entrei nesse grupo. Então, assim que fui aceita no grupo, fui bisbilhotando cada tópico, caí de cabeça no álbum de fotos do grupo, maravilhada com aqueles cachos maravilhosos e com histórias de algumas meninas. 

Depois disso o meu passatempo favorito era ficar vendo vídeos de negras crespas/cacheadas gringas no youtube, mesmo sem entender o que elas diziam, dava para entender o que elas faziam em suas rotinas capilares e os resultados dos seus tratamento me deixavam encantada. 

Eu sou curiosa demais e ansiosa em dobro (infelizmente, isso me atrapalha muito), então ficava horas e horas no google e no facebook procurando por mais grupos ainda, buscando mais histórias, aprendendo maneiras de lidar com a transição, aprendendo a gostar do volume da raiz, procurando por todas dúvidas no youtube.

Muitas diziam que escova/chapinha podia prejudicar os cachos que estavam nascendo - mas, até hoje não sei se isso é verdade - então evitava fazê-las, confesso que me virava com o cronograma capilar ou texturizando o cabelo com coques e tranças, porém no comprimento essas texturizações duravam muito pouco, o que me irritava profundamente. Algumas vezes, não tinha jeito, eu tinha que fazer chapinha para disfarçar melhor a raiz.

Eu não sei como eu consegui ficar 8 meses mantendo o foco, porque a ansiedade acaba comigo. Sempre que podia eu ia ao salão para cortar o meu cabelo. Num ato de impulsividade, num belo dia, cortei meu cabelo na nuca, resultado: cabelo todo torto hahaha Aquilo foi a gota d'água pra mim, voltei ao youtube e todos os vídeos que eu via incentivavam o big chop, como a melhor forma de se livrar da transição, eu já tava de saco cheio do meu cabelo, de verdade! Mas, aguentei mais alguns dias... 

Próximo passo: cortei toda a parte de trás do meu cabelo e depois não consegui mais cortar o resto, então esperei minha mãe chegar do trabalho para que ela pudesse me ajudar, mas ela não aceitou e disse que me levaria ao salão. Vocês não imaginam o MEDO que eu fiquei de entrar no salão, eu tava cheia de incertezas, com medo que a minha auto estima abaixasse ainda mais, medo de como ia ser o resultado, eu não podia voltar atrás depois que o cabelo tivesse no chão... Enfrentei o medo e fui. A cabeleireira foi super legal comigo, vocês não imaginam e cortou menos do que eu queria hahaha Fiquei com a parte de trás toda natural e na frente com uns 3 dedos com química ainda. E como faz pra sair do salão assim? com uns 5 dedos de cabelo? hahahaha Aquela sensação de que tá TODO MUNDO olhando para você (e pior que estavam mesmo, os meus vizinhos principalmente) sorte que eu levei um arquinho de lacinho pra ficar meiguinha pelo menos!  Dias depois, eu já tava tirando todas pontas lisas que a cabeleireira deixou, quis nem saber se ia perder o corte ou não.
(Tô escrevendo demais, né? Mas é 1 ano, gente, tenho muita coisa pra contar!)

Nos primeiros dias o cabelo fica totalmente revoltado, ressecado, áspero, sem forma, o mais estranho possível, mas com o tempo e com os cuidados, o cabelo vai ficando a coisa mais lindinha. 

Os elogios que vieram dos meus vizinhos me surpreenderam, até aqueles que nunca falaram comigo vieram elogiar e alguns até mesmo perguntar se o cabelo era meu (tsc tsc). 
Não tem jeito, sempre terão aqueles que não vão gostar, porém, eu estava me sentindo tão renovada e bem, e pra dizer a verdade, nem ligava. Nos primeiros dias, você sempre se sente mal (ou não), devido aos olhares, porque você tá diferente e as pessoas nunca te viram assim, então não quer dizer que os olhares sempre serão maldosos.

Depois fui praticamente obrigada a fazer um segundo big chop, no dia que fui pintar pela primeira vez meu cabelo, e a tintura não clareou direito meu cabelo, então a cabeleireira foi tirar as pontas escuras e quase fiquei careca!!!! Impossível esquecer esse dia, olhando pro chão e vendo quase todo meu cabelo lá! Eu tinha 4 meses de big chop e meu cabelo já tava bem maior. Fiquei traumatizada, sem contar que a cor ficou bem diferente do que eu esperava. Maaaas, ainda bem que o tempo passa e o cabelo cresce. 

Depois desse dia, resolvi pesquisar colorimetria e pintar meu cabelo em casa - foi a melhor coisa que eu fiz - só quero voltar ao salão (outro salão) para fazer minhas luzes, mas com quem não estrague o meu cabelo.

Foto da semana passada, molhado e com fitagem.

Foto mais atual, porém coloquei essa estrela no meu rosto porque tinha acabado de acordar.


Eu queria dizer para vocês que estão em transição para não desanimar NUNCA, mesmo que não esteja aguentando mais, não vamos regredir!!!! Fico muito triste com casos de meninas que ficam na transição por 6 meses e depois resolvem alisar, SE VOCÊS JÁ AGUENTARAM TANTO TEMPO PRA QUE VOLTAR ATRÁS? Busquem grupos de apoio no facebook, páginas, procurem no google, youtube, porque vocês não estão sozinhas! Mantenha foco e tenham força, procurem por ''texturização capilar'' no youtube e verão diversas formas de conseguir sobreviver durante a transição! Agradeço a quem leu esse texto imenso, agradeço de verdade! Fiquem com a foto do meu antes e depois.

Antes da transição - Depois da transição com 6 meses de Big Chop.


Beijos queridos! Deus abençoe grandiosamente a vida de cada um! 
Até o próximo post!





Veja também:

14 comentários:

  1. Mônica seu cabelo esta lindo *----* Quando eu fiz o meu b.c também estava sem saída tinha qe fazer pq o cabelo estava super estragado. Eu que cortei o meu cabelo também e serio depois que tirei toda a química não conseguia parar de sorrir mesmo com o meu marido falando que estava feio e talz ( ele não intende que é uma transição). Mais é isso aii é bom saber que não estou sozinha com o meu b.c e que posso vir aqii para buscar novas táticas e palavras para não me fazer desistir do cacheado.

    Beiiijinhos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, o seu cabelo também é lindo!! :D

      É assim mesmo, nem todos vão aprovar o que fizemos, mas se o cabelo é meu ninguém tem nada que se meter!! ahahhaa Não desista nuncaaaa!

      Beijos

      Excluir
  2. Adoro quando as pessoas assumem seus cachos,meu cabelo não tem cacho e sim muito volume,então acabo alisando por não ter tempo de cuidar!
    Você está linda!Parabéns por assumir esse cabelo lindo!
    Beijos,
    Na
    osdeliriosdanathalia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Seu cabelo ta lindo, flor!!! Dos dois jeitos ficou bom. Gostei!!
    Bjos.
    http://blogincloset.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu abandonei de vez os meus cachinhos. Adoro o visual liso e quando fico com saudades dos cachos, faço na chapinha rs!! Mas admiro e acho lindo cabelos cacheados in natura e o seu está ficando um arraso.

    beijos!
    www.espacogattena.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu uso progressiva há uns 4 anos e não me arrependo de ter feito, mas pq eu não tenho muito tempo e queria algo prático... Eu acho cachos lindos, mas é preciso cuidar

    Bjs Tissy

    ResponderExcluir
  6. Eu achei q vc fica linda dos dois jeitos, mas confesso q o cacheado deu um ar mais cheio de atitude p vc! Bjs

    ResponderExcluir
  7. OLA QUERIDA..PARABENS POR TOMAR ESSA DECISAO E ASSUMIR OS SEUS CACHOS,VC FICA LINDA CACHEADA E SEM CONTAR QUE O CABELO TEM OUTRA VIDA NE? EU TOQUERENDO ABANDONAR AS LUZES MAIS TA DIFICIL,MAIS VOU TENTAR BJS LINDA SEU BLOG E DEMAIS..
    La no Blog resenha de uma paleta linda....Vem ver..http://www.zilandramakes.com.br/2014/01/resenha-paleta-sombras-mineraislinda-de.html

    ResponderExcluir
  8. Cabelos cacheados requer uma atenção total eu tenho os meus cacheados e adoro o não me imagino alisando eu testando creoula da Lolla Cosméticos eles recentemente lançaram no mercado uma linha só para cachos super recomendo. Beijos Lana

    ResponderExcluir
  9. Oi Monica! Eu super apoio usar os cabelos naturais! Ainda mais o seu que é lindo os cachinhos! Meu cabelo não faz cachos mas tem muito volume e parei de fazer progressiva a quase dois anos, e realmente é muito difícil. Parabéns pela coragem e força de vontade! Ficou lindo!
    Beijos!
    Blog Terapia Feminina
    Fã page do Terapia Feminina

    ResponderExcluir
  10. Seu cabelo é lindo.. Acho lindo cabelos naturais, assim como o seu. O meu cabelo é cacheado, porém não tem volume e os cachos nem são tão definidos assim. Mas eu amo cabelos como o seu.
    Beijos

    http://universo-doce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Menina, seu cabelo é divino! Até mostrei para minha mãe os seus cachos e contei sua história da transição para o natural. Minha mãe tem o cabelo bem parecido com o seu, só que ela é refém de chapinha, sabe? Eu sempre digo para ela assumir os cachos, mas ela não entende ): mas enfim, um dia ela vai ver o belo cabelo que ela tem <3 Você é um exemplo lindo de perseverança!

    Um beijo!
    http://blogcoisasdevih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo saber disso, sério! Espero que sua mãe se dê conta dos cachinhos lindos que ela tem.

      Beijos Vi :3

      Excluir
  12. Obrigada meninas, muito obrigada!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Deixe o seu blog para que eu possa conhecê-lo! Obrigada pela visita *-*