Por que não uso shampoo com sulfato?

10:00 Moni 2 Comments





Olá amores! Tem bastante tempo que tenho pensado em escrever sobre a forma como o shampoo com sulfato age nos fios e por qual motivo que eu só uso shampoos sem sulfato. 




Primeiramente, vocês devem estar se perguntando o que é esse SULFATO, mas eu vou explicar pra vocês. Não existe só um tipo de sulfato só que o mais conhecido é o Sodium laureth sulfate (sodium lauryl ether sulfate), porém existem também:  Ammonium Lauryl Ether Sulfate; Sodium laurilsulfate (sodium lauryl sulfate);Ammonium lauryl sulfate.

De que forma o sulfato age? Existem vários tipos de sulfatos, uns ressecam mais o cabelo do que outros. Os sulfatos são detergentes pesados que ao limpar o cabelo retiram oleosidade, resíduos mas também a oleosidade natural capilar, água e proteína deixando o fio mais fino e seco. Por isso que depois que lavamos nossos cabelos vêm o aspecto de palha e a porosidade, aquela coisa horrorosa! Isso piora quando falamos de cabelos do tipo crespo/cacheado/afro porque nossos cabelos já são ressecados por natureza e aí o sulfato retira o pouco de oleosidade que nos resta. 

Por que nossos fios são mais ressecados que os lisos? Porque devido a forma de nossos cabelos, enrolados, é mais difícil que a oleosidade desça e chegue ao comprimento e pontas. Enquanto nos lisos é muito mais fácil, graças a sua forma.

Então por que a maioria dos shampoos têm sulfato? Isso eu não vou saber responder, vai entender o que tem na mente dessas empresas de cosméticos, creio que porque são detergentes, baratos e ajudam a fazer espuma. Mas como eu disse antes não é todo shampoo com sulfato que deixa o efeito palha no cabelo, alguns são menos agressivos mas agridem de alguma forma.

Eu resolvi radicalizar e só usar shampoo sem sulfato. Meu cabelo é outro. Em questão de hidratação, diminuição do ressecamento, maciez e muita muita muita definição! O segredo para ter um bom day after ou para ter um bom resultado de fitagem é a lavagem (lavagem + tratamento). Esse shampoo limpa os fios sem agredí-los, digamos que uma limpeza mais amiga. Esse tipo de shampoo não faz espuma como o tradicional, alguns não fazem espuma nenhuma enquanto outros fazem um pouco.

Quando forem usar shampoo com sulfato não lavem mais de 3 vezes, você vai acabar estuprando as cutículas do seu cabelo, hahahah. Sério, tenta usar shampoo diluído com água ou então lava só 1 vez. Se seu cabelo for seco, quem tem cabelo oleoso não precisa. Se você tem cabelo colorido, você precisa usar shampoo sem sulfato porque não vai desbotar o tom do seu cabelo.

Agora vocês me perguntam, se não tem sulfato (detergente) nesse shampoo, qual seu agente limpante? Normalmente é cocamidopropyl betaine que é um surfactante bem leve e que não danifica nossos cabelos.

Ainda são poucos os shampoos sem sulfato do mercado, a maioria é orgânico, mas alguns eu acho bem fácil aqui em Salvador. (Acho com frequência os da Bioderm e Amend, ainda não usei nenhum da Amend)

Pesquisei uma pequena listinha de opções de shampoo sem sulfato para vocês.


A: ALFAPARF SEMI DE LINO, AMEND COLOR REFLECT, ALFAPARF PRECIOUS OIL TRADITION, ALFAPARF LISSE DESIGN KERATIN THERAPY.



B: BIO EXTRATUS PÓS PROGRESSIVA, BIODERM ORO ARGAN E ORO ARGAN MONOI, BIODERM PLATINUM, BELO FIO SEM SULFATO.

C: CHARIS VIOLET SHAMPOO, CADIVEU PROFISSIONAL BOSSA NOVA, CHI CABELOS CACHEADOS, CHI CABELOS SECOS E DANIFICADOS

D: DEVA CURL.

G: GANDHA VECTOR FORCE SHAMPOO.

J: JOHNSONS CHEIRINHO PROLONGADO, JHONSONS HIDRATAÇÃO INTENSA, JOICO SMOOTH CURE. 

K: K PRO CAVIAR E K PRÓ SOS SUMMER, KERASTASE CROMA RICHESE, KEUNE SO PURE.

L: LANZA COLOR CARE E SWIMN AND SUN, LANZA WHITE TEA, LANZA HEALING HEALING THICKENING ,LOREAL COLOR CARE, LANZA HEALING HEALING THICKENING, LOREAL ABSOLUT REPAIR CELULLAR BALM, LOREAL ABSOLUTE CONTROL CREAM, LOLA COSMETICS CURLY WYRLY, LUNABLU SEM SULFATO, LOLA CREOULA.

M: MORROCANOIL, MACADÂMIA OIL, MATRIX BIOLAGE DELICATE CARE, MULTI VEGETAL(TODOS), MARIE SOLTI SEM SULFATO.

N: NATURA MAMÃE E BEBÊ, NPPE ENERGIZING.

P: PHYTOERVAS (TODOS OS NOVOS), PAUL MITHCELL MITCH DOUBLE HITTER, PAUL MITHCEL AWAPUHI WILD GINDER MOISTRIZING LATHER SHAMPOO.

R: REDKEN NATURE’S RESCUE, REDKEN CURVACEUS CREAM, REDKEN COLOR EXTEND MAGNETICS.

S: SCHWARZKOPF COLOR SAVE, SURYA COLOR FIXATION, , SURYA SAPIEN, SURYA AMAZÔNIA PRECIOSA, SURYA SAPIEN, SENSCIENCE TRUE HUE, SAL DA TERRA.

T: TIGI CATWALK CULRESQUE, TIGI BAD HEAD SUPERSTAR,TIGI BAD HEAD SOME LIKE IT, TIGI BAD HEAD STYLESHOT HI-DEF CURLS.



V: VICHY DERCOS SEM SULFATO.

Fonte: fórum encaracoladas.

No blog tem resenha de dois shampoos, só clicar nos números para ver as resenhas: 1 e 2 .

Lembrando que quem usa shampoo sem sulfato não pode usar produtos com óleo mineral em sua composição. É preciso abandonar cremes de pentear, condicionadores ou máscaras com: Paraffinum Liquidum, mineral oil, vaselin, petrolatum, esses são os derivados do petróleo.


Qualquer dúvida estarei nos comentários! Deus ama vocês <3
Beijoooos!

Veja também:

2 comentários:

  1. Amei esse post! Comecei a fazer low poo a algum tempo, e tenho usado o shampoo antiporosidade que você recomendou aqui no blog, e meu cabelo é outro! Meu cabelo é uma mistura de liso e ondulado leve, e é extremamente oleoso, mas depois que comecei a fazer o low foi só maravilhas. <3 Adoro o seu blog e amo quando você dá sugestões de produtos para cabelos ou faz posts falando desse assunto.

    Um beijo!
    Blog Coisas de Vih | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi, você é uma fofa, eu amo responder e ler os seus comentários aqui no blog! Que bom que deu certo com você, fico feliz!!!! Eu faço low poo há quase um ano e meu cabelo também é outro, com relação a definição também! Espero que esteja sempre por aqui pelo blog, beijos linda!

      Excluir

Deixe o seu blog para que eu possa conhecê-lo! Obrigada pela visita *-*